Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46015

Comparte esta pagina

Título : Um estudo sobre a dificuldade de aprendizagem dos discentes da disciplina de SRT do curso de Design – UFPE CAA.
Autor : COSTA, Rubiana Gomes da
Palabras clave : Design - Estudo e Ensino; Conhecimento e aprendizagem; Sistema de Representação Tridimensional
Fecha de publicación : 4-jul-2019
Citación : COSTA, Rubiana Gomes da. Um estudo sobre a dificuldade de aprendizagem dos discentes da disciplina de SRT do curso de Design – UFPE CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : O ensino do design no Brasil é uma prática relativamente nova, tendo se estabilizado no país no final do século XX. Em Pernambuco na Universidade Federal, em 1974 surgiram os primeiros cursos superiores na área. Mais recentemente, em 2006, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, o curso de design iniciou suas atividades. O presente trabalho traz um levantamento das origens do ensino do design no Brasil e observa o contexto atual a fim de compreender as dificuldades no aprendizado de umas das disciplinas básicas do curso de bacharelado em design do CAA. O componente curricular, Sistemas de Representação Tridimensional (SRT), engloba conteúdos relacionados representação gráfica, sejam bidimensionais ou tridimensionais, onde as habilidades espaciais dos discentes são importantes para a assimilação e construção dos conteúdos desenvolvidos na disciplina. A relação entre o ensino básico e o ensino superior é uma das questões discutidas, a fim de identificar conteúdos aprendidos antes do ingresso dos estudantes à universidade, relacionando as contribuições ou problemas vivenciados pelos discentes e a relação com aprendizagem significativa. Observando e analisando os componentes teóricos e práticos da ementa da disciplina de SRT, foram identificados os conteúdos que representaram maior dificuldade para os alunos, sendo eles: Perspectiva Cavaleira, Perspectiva Cônica, e Cortes. Também foram levantados os conteúdos mais presentes nos componentes curriculares: Escala, Cotas, Vistas Ortográficas e Projeções. Além da relevância dos conteúdos de SRT no ENADE, onde maioria deles esteve em alguma edição, e os que mais aparecem no exame são: Vistas Ortográficas, Projeções e Perspectiva Isométrica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46015
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COSTA, Rubiana Gomes da.pdf3,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons